3 dicas para manter o bem-estar

Dicas de bem-estar

Assim como a definição de qualidade de vida, bem-estar nada mais é do que segundo o dicionário: “estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito.”.

Ou seja, é o conjunto de coisas necessárias para que alguém possa viver bem. Mas como cada um vive bem de uma forma, fica difícil ou quase impossível, dar indicações de bem-estar e citarmos exercícios para alguém que prefere ler livros. Por isso, falaremos de orientações gerais de bem-estar voltados para a saúde que vai fazer bem para qualquer pessoa.

Para quem busca uma vida mais saudável, siga estas dicas:

Mindfulness

Mindfulness ou meditação é o conjunto de técnicas que normalmente usa-se a respiração e busca treinar a atenção, o relaxamento, concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade.

Um pequeno exercício de mindfulness é: reserve 30 segundos do seu dia e preste atenção na sua respiração e em todas as sensações. Sinta seu corpo, sinta as dores, sinta a sua respiração inflando seu pulmão e, se possível, anote o que está experimentando, como “estou agitada”. Repita ao menos 3 vezes no dia.

No mundo atual, há uma sobrecarga enorme de informações e responsabilidade. O mindfulness te ajuda a ter uma nova perspectiva e melhora consideravelmente seu bem-estar.

Dormir bem

Uma boa noite de sono é sem dúvida nenhuma uma indicação de quem mais conhece do assunto como também da sua mãe que é advogada e não médica. Ou seja, realmente faz bem.

Mas por quê?

Quando dormimos nossa mente e corpo entra em um estado de profundo descanso e recuperação.  É por isso que uma boa noite de sono te garante:

  • Redução do estresse.
  • Melhora no humor durante o dia.
  • Raciocínio mais ágil.
  • Um apetite maior.

Fora as diversas doenças que o sono pode prevenir, como: obesidade ou doenças cardíacas. Lembre-se: dormir bem é sinal de qualidade de vida e bem-estar.

3 dicas para manter o bem-estar

Caminhada

Fazer caminhadas, seja correndo ou apenas andando, ajuda a prevenir doenças físicas e também mentais. Uma simples caminhada pela manhã, por apenas 30 minutos, faz com que o cérebro solte dopamina, que é uma substância essencial para o funcionamento do cérebro.

Antes de começar a caminha se alongue e faça aquecimentos, para que lesões não ocorram.

Algumas dicas são:

  • Use roupas e calçados próprios para caminhada.
  • Não andar mais do que seu corpo não aguenta.
  • Tenha uma respiração constante.

Pesquisas mostram que a caminhada evita: diabetes, depressão, colesterol e pressão alta.

Comece amanhã mesmo sua caminhada!

Alimentação

A alimentação saudável e equilibrada, muitas vezes vista como um terror por muitas pessoas, não precisa ser necessariamente apenas comer saladas e frutas. Quando você busca balancear e equilibrar sua rotina alimentar você consegue que alimentos gostosos, como fritura e carboidratos, não sejam totalmente eliminados, mas sim diminuídos.

Confira 3 dicas para manter o bem-estar alimentar:

  • Tentar diminuir comidas industrializadas como: fast-food, doces e carboidratos.
  • Equilíbrio nas refeições: consulte um nutricionista e descubra qual a melhor dieta para o seu corpo e como comer refeições saudáveis.
  • Procure incluir na alimentação: frutas, fibras e cereais.

Com uma boa alimentação você vai garantir ao seu corpo e sua mente menos estresse.

É isso! Lembre-se que cada um deve buscar a melhor forma de estar bem consigo mesmo sem esquecer que a saúde física, mental e emocional influencia muito em como você se vê e sente.

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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