Açúcar de coco a nova aposta para ajudar na perca de peso

Açúcar de coco

Um dos substitutos do açúcar comum é o açúcar de coco. Ele é a nova aposta para ajudar na perca de peso, e muito usado em várias receitas. Mas por que? Aprenda aqui todos os benefícios, cuidados e propriedades do açúcar de coco.

O açúcar extraído do coco é cheio de vitaminas e é um ótimo substituto do açúcar refinado que você tem em casa. Ainda que possua a mesma quantidade de calorias que o açúcar padrão, o açúcar de coco possui um índice glicêmico mais baixo, o que reduz as chances de gorduras indesejáveis ficarem estocadas.

Como assim? É simples: o organismo é obrigado a liberar insulina quando há picos de açúcar no sangue, mas como não tem para onde fugir, este excesso é estocado no seu corpo em forma de gordura.

Segundo Cíntia Azeredo, nutricionista do Vita Check-Up Center: “O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a quantidade de açúcar no sangue, fazendo com que o pâncreas trabalhe mais na liberação de uma quantidade maior de insulina para normalizar a glicose”. Ainda alerta que “Esse processo poderá levar a uma sobrecarga no pâncreas”.

Para entender melhor: é considerado um alimento com baixo índice glicêmico aquele com glicose menor que 70mg. Os índices médios vão de 70 a 90mg. Já os alimentos com alto nível glicêmico, contém mais de 90 mg, e devem ser totalmente evitados. O açúcar de coco possui nível glicêmico de 35 mg, enquanto o refinado possui 68 mg.

Cíntia recomenda que: “Todos podem consumir o açúcar de coco, desde que não tenham nenhuma alergia específica ao alimento”. Explica também que: “Diabéticos também podem, sendo até uma boa opção para o diabético tipo II, pelo baixo índice glicêmico. Porém, não se deve esquecer de que ele irá de qualquer forma agregar carboidratos à dieta e seu excesso acarretará danos à saúde. Um nutricionista poderá calcular a quantidade ideal deste açúcar na dieta”.

Açúcar de coco a nova aposta para ajudar na perca de peso

Mas não se esqueça que apesar do açúcar de coco ter mais qualidade, não passar por processo de refinamento e preservar boa parte de seus nutrientes, se sua intenção é emagrecer, o açúcar de coco possui muitas calorias, por isso deve ser consumido com moderação.

Os açúcares que não são refinados, possuem um sabor diferente por não serem tão doces. Ao substituir o açúcar comum por açúcar de coco evite ao máximo não aumentar a proporção usada, porque o alimento ou bebida não ficou tão doce. É normal, e aumentar a quantidade usada vai dar no mesmo. O ideal é que você utilize a mesma medida, e comece aos poucos, para então se acostumar com o novo sabor.

Além de ajudar no emagrecimento, usar o açúcar de coco também reduz o colesterol sintetizado pelo fígado e diminui os níveis de ácido úrico.

Procure já o seu nutricionista e tente substituir os açúcares.

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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