Balança que calcula gordura corporal

Balança que calcula gordura corporal

Antigamente, para saber quantos quilos estamos pesando, bastava que nos pesássemos nem uma balança corporal. Nessas balanças corporais antigas, 1 quilo de músculo equivale ao mesmo que 1 de gordura. Mas a nova geração de balanças corporais demonstra não apenas o que você está pesando, mas também o que é músculo e o que é gordura.

Aprenda em alguns passos simples como essas balanças funcionam.

Balança que calcula gordura corporal

Balança que calcula gordura corporal

Cadastro

Nas balanças tradicionais, como dito antes, o quilo de músculo equivale ao quilo de gordura. Mas na balança que calcula a gordura corporal para mostrar o resultado corretamente necessita de algumas informações importantes.

Antes do resultado, você precisa informar sua: idade, sexo, altura e nível de atividade física (medida em um nível de 1 a 4). O peso, que fica faltando, a balança mesmo mede.

Corrida de obstáculos

Para calcular a gordura corporal a balança utiliza um método muito interessante. Os 4 pontos de metal que você vê na balança são pontos de eletrodos. Por ali, você vai receber uma pequena carga elétrica (lógico, nada que vai causar dor ou choque). Os elétrons liberados irão percorrer suas pernas pela água, que é uma ótima condução de eletricidade.

Os músculos possuem 75% de H20, o que se torna um ótimo caminho. Porém, os elétrons irão esbarrar com um obstáculo: a gordura, que possui apenas 20% de água. A gordura, por assim dizer, dificulta o caminho dos elétrons e fazem eles percorrerem mais devagar. Ou seja, quanto mais rápido os elétrons voltarem para a balança, menos gordura você tem, e quanto mais ele demorar, mais gordura você tem.

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Calculadora

Para mostrar o resultado, a balança junta todos esses dados é dá o número correto após a conta. A altura serve para indicar o tamanho do percurso que os elétrodos fizeram. A idade e o peso indicam o total de água do seu corpo. Neste sentido, quanto mais pesado, mais água, quanto mais leve, menos água. Também vale para a idade, pois quanto mais velho, menos água também. E o nível de atividade física indica se você acumulou mais músculo do que a média.

Enganando a balança

Você deve estar pensando: se a chave da equação está na água então se você beber 10 litros de líquido antes de se pesar, a balança vai achar que você tem mais músculo. Sim, você está correto. Da mesma forma que se você estiver desidratado, ou tiver acabado de praticar alguma atividade física (que desidrata o corpo), a balança vai indicar que sua gordura está alta.

Por isso, o ideal é que você se pese com a bexiga vazia e esteja há 12 horas sem praticar algum exercício. Outra coisa: café e bebida alcoolica também desidrata, então evite tomar antes de se pesar. E lógico, não suba na balança com os pés úmidos, pois acelera a corrente elétrica e informa um resultado alterado.

Mas lembre-se que a balança de gordura corporal indica o valor de gordura nas pernas e em partes do tronco, então não é um valor exato, mas sim aproximado.

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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