Benefícios da caminhada

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Entenda os benefícios da caminhada

Todo mundo fala que temos que nos exercitar fazer atividades físicas, viver de forma saudável… Mas você vive se dando desculpas para nunca colocar isso em prática! Quer dizer, você já come saudável o suficiente, já bebe água o suficiente, não tem tempo para ir para uma academia, nem para bater um papo com os amigos ou jogar vôlei na praia, aliás com essa barriguinha, você mal tem ido à praia não é?

benefícios da caminhada

benefícios da caminhada

Tá na hora de mudar isso, não precisa sair correndo por ai procurando super exercícios para fazer, grupos de crossfit, família mahamudra… O ideal é começar bem simples, antes de começar de verdade uma academia comece a mudar seu hábitos aos poucos e de forma natural, assim você vai se adaptar ao estilo de vida saudável mais fácil e ao invés de procurar esportes ou exercícios mais pesados para fazer por obrigação/necessidade, você vai procurar por vontade, por realmente sentir prazer naquilo e acredite isso vai deixar de ser só mais uma “fase” da sua vida e vai passar a ser seu lifestyle.

Mas como começar de forma mais tranquila? Como mudar os hábitos aos poucos? Isso é simples: comece a caminhar mais! Na hora de ir a uma padaria ou de buscar os filhos na escola, deixe o carro de lado e vá andando! Logo logo, você vai passar a ter uma vontade enorme de ficar andando por ai, talvez queira começar a correr um pouco e quando tomar conta ao invés de andar 1km, vai tá andando 10km tranquilamente e ao invés de ta pensando 100kg vai tá pensando 70kg. Sério!

A caminhada é uma atividade física que traz inúmeros benefícios, o mais obvio e mais conhecido é a perda de peso, porém não ache que é só isso! Tem muito mais coisa por traz desse simples ato que logo bebezinhos aprendemos a fazer, por exemplo, a caminha tem o poder de afastar a depressão, sabia?

Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz – hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento -, o que te dá mais ânimo. (É por isso que toda vez que um amigo seu começa a andar ou a correr ele fica animado para fazer isso mais vezes, para andar um pouco mais, se superar um pouco mais… não pense que ele tá sendo metido ou coisa do tipo! Ele tá sendo feliz! Ele tá animado por causa da caminha, ou seja, por causa da endorfina)

 

E não é só a depressão que a caminhada evita! Ela ajuda a prevenir a diabetes, ajudar a proteger de derrames e infartos, diminui a sonolência e te deixa mais disposto para realizar todas as outras atividades do dia! Isso tudo porque deixa o cérebro mais saudável, como isso? Com a coordenação que exercitamos ao andar o cérebro passa a responder a estímulos cada vez mais rápido, o que melhora a memória, a atenção, a circulação sanguínea e a produção de insulina aumenta – por isso as células absorvem melhor a glicose e consequentemente diminui as chances de ter diabetes.

Além de tudo isso a caminhada ainda tem benefícios extras como o controle do peso e a sensação de bem estar, mas não pense que é só no ato de andar que você emagrece!

 

benefícios da caminhada

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Mesmo depois de fazer a caminhada você continua a emagrecer, já que o exercício físico faz com que o metabolismo acelere e com o metabolismo acelerado a conversão de energia em calor é mais rápida e constante! Sem contar que a caminhada controla a vontade de comer! Mas como isso é possível?

Afinal qual a relação da fome com esse exercício? A caminhada reduz significadamente a vontade de comer um doce, pois é um exercício que tranquiliza, que relaxe, logo o seu corpo que está estressado e buscando uma coisa para relaxar – o que normalmente é uma comida, principalmente um chocolate – acha na caminhada a válvula de escape, portanto a vontade de comer chocolates durante o dia diminui!

E então já trocou essas sandálias por um tênis e resolveu andar por ai? Já passou da hora não é?  Vamos lá!

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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2 comentário

  1. Excelente texto. Gostaria de perguntar o tempo de caminhada para uma pessoa que está iniciando a atividade.
    Obrigada

  2. Olá, Erica

    O ideal é caminhar 30 minutos, 3 vezes por semana.

    Obrigada!

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