Conheça os Benefícios Incríveis da Castanha-do-pará para a Saúde

Conheça os Benefícios Incríveis da Castanha-do-pará para a Saúde
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A castanha-do-pará é uma semente oleaginosa do mesmo grupo das amêndoas e das nozes. Ela tem alto valor nutritivo além de ser rica em fitoquímicos, gorduras insaturadas e minerais.

Uma única castanha corresponde a 150% da dose diária de selênio recomendada que corresponde a aproximadamente 100 mcg.

Rica fonte de flavonoides e compostos fenólicos, a castanha-do-pará também possui fitosteróis, esqualeno e vitamina E.

Ela possui ação antioxidante e impede a proliferação de corpos estranhos o que a torna uma  grande aliada no tratamento e na prevenção de doenças proliferativas como o câncer, por exemplo.

A atuação da castanha-do-pará no corpo mostra que ela é muito benéfica para a saúde do coração uma vez que ajuda a baixar os níveis de colesterol, além de melhorar o metabolismo da tireoide.

Ela também é fonte de potássio que ajuda a manter o cálcio do corpo evitando que ele seja eliminado pela urina. Em combinação com o fósforo, a castanha-do-pará é um grande aliado à saúde dos ossos.

Além disso, o potássio diminui o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que ajuda a controlar a pressão arterial.

Por ser fonte de antioxidantes, como a glutationa peroxidase, a castanha-do-pará ajuda a renovar as células do sistema imunológico ao combater os radicais livres do corpo humano.

Veja em detalhes cada benefício da castanha-do-pará:

Melhora o sistema imunológico: O conjunto de antioxidantes presentes na castanha também ajuda a combater os radicais livres que podem fazer mal ao sistema imunológico.

Saúde cardiovascular: Com alto teor de ômega-9 e rica em antioxidantes, a castanha-do-pará ajuda a aumentar o colesterol HDL (colesterol bom) e ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim)

Ajuda a tratar à tireoide: Rica em iodo, selênio e zinco, a castanha melhora a produção dos hormônios necessários ao bom funcionamento da tireoide, sendo um ótimo repositor de hormônios para pessoas com problemas de hipotireoidismo.

Protege o cérebro: A combinação de ômega-9, Vitamina E e selênio presentes em sua composição, combate os radicais livres dos neurônios, melhorando a vitalidade do cérebro.

Estudos apontam que a castanha-do-pará também pode ajudar no tratamento de doenças generativas como Alzheimer e Parkinson.

Como consumir a castanha-do-pará corretamente?

Apesar de todos os benefícios da castanha, por ser uma grande fonte de selênio, ela deve ser consumida com cuidado para evitar efeitos colaterais pelo excesso do mineral.

Para manter os níveis de selênio do corpo e evitar excessos, basta consumir 2 castanhas por dia. Por precaução, opte por consumir castanha-do-pará no máximo cinco vezes na semana.

O que acontece se houver exagero no consumo da castanha-do-pará?

Comer muito regularmente pode fazer mal à saúde, pois pode configurar numa overdose de selênio.

O consumo de altas quantidades de castanha-do-pará de forma ocasional não chega a provocar reações adversas, mas comer mais de 4 a 6 castanhas todos os dias pode provocar efeitos colaterais como, dor de barriga, enjoo, cansaço, vômitos, irritabilidade, queda de cabelo, descamação das unhas, distúrbios gastrointestinais, mau hálito e problemas no sistema nervoso.

Qual a melhor forma de consumir ?

Procure consumir in natural e sem aditivos como sal ou molhos diversos para evitar consumir muito sódio.

Recomenda-se comprar as castanhas que vêm embaladas e, de preferência, de origem orgânica.

Não se recomenda comprar castanha-do-pará a granel, devido a possíveis problemas de armazenagem e manipulação, por isso, opte por castanhas já descascadas e embaladas.

Caso haja a oportunidade de comprar castanha a granel procure verificar a forma de armazenamento do comércio e opte por comprar nos dias de chegada das novas castanhas.

Por ser uma oleaginosa, a castanha-do-pará pode dar fungos. Então, observar se a castanha está rançosa é muito importante para ter a certeza de que não estará consumindo uma castanha com fungos e substâncias tóxicas.

Fique atento a interação da castanha-do-pará com outros alimentos.

Por conter ácido fítico, deve-se prestar a atenção na interação da castanha com outros alimentos que também contenham essa substância.

Conheça os Benefícios Incríveis da Castanha-do-pará para a Saúde

O ácido fítico pode interferir a absorção de outros minerais não presentes na castanha-do-pará, o que pode trazer complicações para pessoas em tratamentos de doenças diversas.

O ácido fítico também pode ser encontrado em outros alimentos, como feijão e grãos, folhas verdes, cereais, amendoim, nozes diversas, sementes e tubérculos.

Por isso, é importante conversar com um nutricionista ou o médico para saber a melhor forma de incorporar a castanha-do-pará na sua dieta.

Não há contraindicações para o consumo da castanha-do-pará, salvo a alergia à semente, entretanto, é importante manter-se no nível de consumo recomendado e complementar a dieta com alimentos que compensem a perda de absorção mineral promovida pelo ácido fítico.

Agora que você conhece os benefícios da castanha-do-pará para a saúde, entre em contato com seu médico ou nutricionista e veja como fazer dessa semente sua aliada na dieta. .

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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