Benefícios da Meditação diária

Benefícios da Meditação diária

A meditação ainda é um assunto que desperta receio nas pessoas. Muitos ainda olham a prática com cuidado, o que é um efeito natural do etnocentrismo condicionado da nossa sociedade. Mesmo assim, ainda tem muita gente que analisa a prática sob vertentes religiosas, espirituais – ou qualquer outra visão com cunho sobrenatural.

O que queremos compartilhar nesse artigo é sobre o quanto faz bem a prática NATURAL da meditação. Estamos falando do ato de meditar propriamente dito – independente de qual crença o praticante possua. Meditar faz bem, e não exige credo.

O que é meditar, de fato?

Muitas pessoas ainda confundem a meditação com contemplação: e assim, assistir a um pôr-do-sol acaba sendo meditar para algumas pessoas. Não é por aí. Meditar parte de um princípio oposto: é fechar os olhos e se concentrar. Então você se pergunta: como assim? Como eu vou relaxar me concentrando? Concentração não é justamente aquilo que provoca tensão? Peraí…

Técnicas corretas de respiração

Guie-se

A diferença entre a meditação e a concentração comum do dia-a-dia é que a meditação é uma concentração guiada em lentos passos. É uma prática gradual. A ideia básica sobre como meditar é que a pessoa deve colocar-se em pose relaxante – o bastante pra não dormir, e para não ficar desconfortável – e a partir daí, num ambiente silencioso, fechar os olhos e respirar ordenadamente. Com calma. Com leveza. Sem pressa. E a mente – essa precisa se esvaziar das reais tensões que se acumulam sob o crânio.

Muita pressão? Só se você querer fazer tudo de uma vez. Vá aos poucos, primeiro ordene a respiração, depois foque sua concentração num som anterior, numa palavra, numa imagem, numa metamorfose – nada que seja intenso ou complexo. Meditar é simples, e para dar certo, a mente não pode se ater ao complexo.

Técnicas de Meditação.

A ideia trivial de meditar tá aí em cima. Mas se ainda soa difícil, existem muitos “caminhos prontos” para quem se sente inseguro em criar o próprio: a Ioga, a recitação de mantras, a meditação musical… há uma vasta diversidade de técnicas, que ficariam interessantes num futuro artigo. Que tal, né? Fica a dica para o editor da página.

Benefícios da Meditação diária

Faz bem para a saúde?

E como faz! Já existe inclusive amparo científico para essas afirmações. O Journal of Cancer publicou um experimento realizado com pacientes que sobreviveram ao câncer de mama. O experimento consistia em realizar ioga para sanar problemas emocionais, mas os resultados foram além: exames de sangue dos pacientes que praticaram ioga mostraram que suas células estavam mais saudáveis e com mais telômeros – uma importante proteína celular.

A meditação não se limita ao psicológico: ela altera organicamente o funcionamento do cérebro. A Universidade de Ciências da Saúde do estado de Geórgia, nos EUA, pesquisando a respeito disso descobriu que áreas do córtex frontal ligadas a foco e atenção funcionam mais ativamente após práticas de meditação a longo prazo. E isso acaba inferindo outras influências: melhora o sono, reduz o stress, a dor, melhora o sistema imunológico e reduz o déficit de atenção em adultos.

Porque não começar?

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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1 comentário

  1. Adorei as dicas, saúde é fundamental.

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