veja como cortar o açúcar da dieta

Cortando o açúcar da dieta

Que o açúcar engorda – isso não é novidade. Já estamos cansados de saber. Mas porque mesmo assim, ainda consumimos em tanta quantidade?

Cientistas da nutrição nos alertam, incansavelmente, sobres os riscos de uma dieta cheia de açúcar. E não se trata apenas do risco de diabetes, mas também do risco de hipertensão, que está associada ao sobrepeso. Isso mesmo, precisamos relembrar: no corpo, o açúcar que não é queimado é convertido em gordura. E além disso, ingerimos de maneira indireta: os carboidratos que consumimos e não queimamos, vira açúcares, que é armazenado como gordura. Por isso, o desafio de corta-lo, vai além de evitar suas fontes.

Abaixo, três formas de controla-lo na dieta:

CORTE:

Reduza os alimentos ricos em açúcares, e modere aqueles ricos em carboidratos. Quando falamos em açúcar, provavelmente você associa facilmente ao cristalizado, que usamos para adoçar bebidas e receitas… mas esse é apenas um dos muitos tipos existentes. Esse é apenas a sacarose, ainda existem outros como: frutose, glicose, lactose, amido, maltodextrina. E são necessárias, pois algumas delas possuem vitaminas e complexos nutritivos. Mas modere o consumo, por dia deve ser de 25 gramas.

Veja a quantidade de açúcar que contém cada tipo de alimento listado abaixo:

Gelatina (100gramas)  —-  13,5 gramas

Energético( 473ml) – 52 gramas

1 potinho de iorgute  para bebês – 9 gramas.

1 pacote pequeno de biscoitos recheados – 42,7 gramas

Cereal (50 gramas) – 18 gramas

Refrigerantes, em geral, 500 ml –  53 gramas

Chocolate amargo, 15 gramas – 8 gramas

 

E essa lista poderia ser continuada. Mas fica de alerta, pois como você percebe – muitos alimentos ultrapassam a quantidade diária recomendada de açúcar.

Cortando o açúcar da dieta

SUBSTITUA:

E o que fazer com a comida cheia de açúcar, como as da lista acima? Substitua ao máximo: troque o refrigerante comum por diet, o iogurte industrializado por natural, os biscoitos recheados por sequilhos de trigo, sucos por água mineral… e por aí vai. Usar adoçantes pode ser uma boa medida também, mas não torne um hábito. A dieta é algo que pode ser variado, lhe fará bem.

Nem tudo poderá ser substituído; mas fica a dica de não exagerar. E não se esqueça de moderar os alimentos ricos em carboidratos (que viram açúcar, no sangue, lembra?), ou seja, modere as massas, em geral.

QUEIME:

É a solução orgânica mais viável: comeu açúcar em excesso? Pegou pesado no sorvete? Corra para compensar! Nada mais justo com sua saúde e o seu corpo. Se for preciso, consulte outros artigos nossos que tratam sobre exercícios e queima de calórias, pedale, nade, pratique um esporte, sinta a vida mais agradável, com sabores gostosos e exercícios físicos. Faça exercícios em menos de 1 hora após comer quantidades notáveis de açúcar; assim, você queimará parte dele antes mesmo de virar gordura estocada.

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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