Como montar uma dieta vegetal?

Veja como montar uma dieta vegetal

A dieta vegetal é qualquer dieta que possui uma redução significativa de carnes e derivados, em sua composição. Parece com dieta vegetariana? Sim, mas são diferentes: uma dieta é considerada vegetal, se a proporção de carnes e derivados é pequena, na proporção de vegetais.Já uma dieta vegetariana, é caracterizada pela ausência plena de carnes e derivados. Não é sobre os ‘veganos’ que vamos falar, e sim da importância de consumir alimentos de origem vegetal – de preferência, os naturais.

 

PEGA LEVE NA CARNE, E SIRVA MAIS ARROZ

Parece clichê ouvir esse conselho, mas vale a pena refletir no assunto. Carnes, no geral, possuem maiores índices de gorduras; são fundamentais para adquirir proteínas, mas, o consumo excessivo proporciona o aumento de peso. Para você ter ideia, 100 gramas de bife de carne de vaca possuem 15 gramas só de gorduras, num total de 270 calorias. E o arroz, engorda? 100 gramas de arroz comum possuem 130 calorias; seu vizinho, o arroz integral, possui 110 calorias, apenas 20 a menos. Mas recomendamos o arroz integral por ser rico em fibras, o que é benéfico a flora intestinal.

 

VAI UMA SALADA AÍ?

No cotidiano moderno, quando chega a hora do almoço, tem sido costume apostar em comidas rápidas, fáceis, que satisfazem rápido – e consequentemente engorda. Não é sadio fazer do consumo de massas e carnes um hábito no almoço. Uma simples troca pode trazer benefícios a longo prazo. Quer comparar, pense bem nas duas situações:

 

  • ALMOÇO CALÓRICO (carnes, massas): essa refeição tem a tendência de uma satisfação completa, e rápida. Sacia a fome, porém, o prato não contempla todos os nutrientes necessários. O almoço desse tipo é rico em proteínas, sais minerais, lipídios e carboidratos. Vitaminas e complexos ficam de fora, bem como as fibras que ajudam na digestão. A consequência desse hábito é engordar, deixar o metabolismo lento – e ter consequentes sonolências e perca de rendimento físico e até mesmo produtivo, a nível mental.
  • ALMOÇO VERDE: Não corte os tradicionais arroz-feijão-e-carne. Apenas diminua a quantidade no prato, e o encha com saladas. Uma simples salada de beterraba, por exemplo, vai te dar potássio, zinco, proteínas, ferro, fósforo, vitaminas A, B1, B2 e B5. O clássico vinagrete vai te nutrir com licopeno, presente no tomate, essencial para a saúde da pele. E por serem ricos em fibras, o almoço cheio de salada vai deixar seu metabolismo ativo – e nada de indisposição, preguiça ou sono durante a tarde inteira, após o almoço.

 

Você pode perceber que é possível inserir vegetais em toda as refeições possíveis; frutas no café da manhã e nos lanches, legumes e raízes no jantar; e sem falar dos sucos naturais. São substituições que só melhoram a sua qualidade de vida, pois melhoram tua imunidade.

Como montar uma dieta vegetal? Dicas simples, baseando-se em reeducação alimentar:

Como montar uma dieta vegetal

Café da manhã: substitua um pão, ou outro item, por uma fruta. Beba suco natural.

Lanches: prefira uma fruta não-ácida, ou salada de fruta. Frutas ácidas são frutas com concentrações de vitamina C, ácido cítrico, ou semelhantes. Goiaba, abacaxi, laranja, pera, maçã verde e goiaba, são exemplos. São ótimas dentro das refeições, mas isoladas, podem abrir seu apetite cedo demais, gerando ansiedade para a próxima refeição. Para um lanche, são ideais: uma fatia de melancia, melão, maçã vermelha, manga.

Almoço: já recomendamos as saladas. Elas são pouco calóricas, e é possível deixa-las menos calóricas ainda: é só você preferir mais folhas e flores, como repolhos e alfaces.

Jantar: reduza as carnes. No fim do dia, o seu metabolismo projeta-se para o descanso, e por isso as refeições precisam ser leves. Um caldo de legumes, raízes cozidas, são boas indicações.

E aos poucos, você sentirá cada benefício. Bom apetite!

 

* Quão importante pra você seria passar na frente do espelho e, ao invés de virar o rosto, você para, se olha, dá aquela suspirada, fica de perfil e abre aquele sorriso, orgulhoso(a) do corpo que você vê no reflexo?

* Quão feliz você se sentiria ao encontrar aquele amigo ou amiga sua na rua por acaso e ouvir “Nossa, você emagreceu né? Tá bem, hein?”

* Quão satisfeito(a) e de bem com a vida você ficaria ao pegar aquela sua calça jeans, vestir ela e sentir que ela cabe certinho, perfeitamente como não cabia a muito tempo? Sabe quando você nota realmente que as roupas estão frouxas? Pois é…

* Quão feliz você se sentiria também ao se sentir mais desejado(a) pelo marido, esposa, namorado(a), etc?

* Imagine uma vida sem se preocupar com o peso, pra sempre. Pra muitas pessoas, parece ser sonho e não realidade! Mas eu me oponho a isso e digo pra você que isso tudo é possível SIM e que VOCÊ pode conquistar tudo isso antes do que espera!

 

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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