Dieta das proteínas – Riscos e Benefícios

Dieta das proteínas

A dieta das proteínas consiste, basicamente, em comer alimentos que possuem boas fontes de proteínas, como carnes e ovos, e eliminar os que são ricos em carboidratos, como pão e macarrão.

Mas, a proteína escolhida deve ser pobre em gordura, por isso, é importante optar pelo frango ao invés da carne vermelha, ou do leite desnatado ao leite integral.

A ausência de carboidratos no corpo humano faz com que as fontes de gorduras sejam queimadas mais rapidamente, e é nesse cenário que a dieta das proteínas entra. No entanto, não estranhe se sentir um pouco enjoado e tonto, é normal, e passa em 3 ou 4 dias, quando o corpo ficará acostumado com a ausência dos carboidratos.

Uma ótima forma de se habituar com essa dieta, é começar pela dieta Low Carb, que consiste em retirar o carboidrato gradualmente da alimentação.

Mas aqui, você irá aprender sobre a dieta das proteínas. Para começar, segue um exemplo de cardápio completo da dieta da proteína para se fazer facilmente em uma semana:

Café da manhã Almoço Lanche Janta
Segunda Leite desnatado com abacate Peixe cozido com espinafre temperado com gotas de limão 3 castanhas + 1 iogurte desnatado Salada de atum com aipo, alface, pepino e queijo
Terça Iogurte desnatado e queijo Frango grelhado com salada de pepino, alface, tomate Leite desnatado com 2 rolinhos de queijo e presunto Salmão grelhado com salada de brócolis, cenoura e tomate
Quarta Leite desnatado com 1 ovo cozido Omelete com queijo e presunto, salada de rúcula Iogurte desnatado com linhaça e 2 fatias de queijo Bife de peru com rúcula, abacate e limão
Quinta Vitamina de abacate com leite desnatado Atum fresco grelhado com acelga Suco de limão com ovo e queijo Frango cozido com aipo e espinafre
Sexta Iogurte desnatado e queijo Peito de frango desfiado com salada de rabanete Vitamina de abacate Omelete com espinafre refogado
Sábado Leite desnatado com 2 rolinhos de queijo e presunto Salada de alface, rúcula e pepino com abacate picado e queijo ralado 3 nozes + 1 iogurte desnatado Sopa de aipo com bife grelhado
Domingo Iogurte desnatado ovo cozido com queijo Bife grelhado com chicória salteada Suco de limão com ovo e queijo Ovo cozido com agrião ao vapor

 

dieta das proteínas

Os alimentos permitidos na dieta, são aqueles ricos em proteínas e alguns legumes, verduras e frutas pobres em carboidratos, como:

  • Carne magra, peixe, ovo, presunto;
  • Leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado;
  • Acelga, couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, chicória, cenoura, repolho, tomate, pepino, rabanete;
  • Azeite;
  • Castanhas, nozes, amêndoas;
  • Sementes como chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol;
  • Abacate, limão.

 

Esta dieta pode ser feita em 15 dias com 3 dias de intervalo, e pode ser repetida por no máximo mais 15 dias.

Os alimentos proibidos nessa dieta são:

  • Pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata doce, macaxeira
  • Feijão, grão-de-bico, milho, ervilha, soja;
  • Açúcar, biscoitos, doces, bolos, refrigerantes, sucos;
  • Frutas e água de coco.

 

É importante que, antes de começar a dieta, você consulte um profissional da saúde ou nutricionista para que ele possa te direcionar. Essa dieta, em períodos longos, acaba prejudicando mais do que beneficiando, por isso é importante cuidado.

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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