Horta no quintal, SAÚDE EM DIA

HORTA NO QUINTAL, SAÚDE EM DIA

Você já parou para pensar nos benefícios de ter uma horta no  quintal ou em seu jardim?

Vai além de comer legumes cultivados. Fazer uma horta no quintal é sinônimo de equilíbrio e tranquilidade. Você desfruta de benefícios mesmo antes de colher aquilo que plantou. A partir de agora, vamos falar sobre a saúde mental e física que uma horta poderá te proporcionar.

 

FAMÍLIA PLANTA, FAMÍLIA COLHE

Uma horta no quintal é um projeto que pode ser feito por sua família. É uma excelente maneira de integrar os filhos, por exemplo, a fazerem tarefas visando uma finalidade comum. Eles até poderão gostar de hortaliças e legumes, se por acaso rejeitam hoje. Cultivar a terra, plantar, observar o crescimento e cuidar das plantas – são tarefas que exigem tranquilidade e exercitam paciência.

Um exemplo para exercitar? O município de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, implantou hortas nos seus centros de atendimento psicossociais. O cultivo e desfrute de uma horta é visto como um excelente meio terapêutico, no tratamento de diversas mazelas psicológicas. Isso, porque a atividade de plantar torna o ser humano participante de algo, e esse sentimento de inclusão melhora sua autoestima, e eleva a sua visão de mundo. Como diriam os nossos avós, o segredo é “não ficar desocupado”.

 

ALIMENTAÇÃO ECONÔMICA

Se você evitar o uso de adubos artificiais e agrotóxicos, poderá desfrutar de uma alimentação sadia a baixo custo. Pacotes de sementes rendem dezenas ou centenas de plantinhas. Alimentos oriundos de grandes produções agrícolas sofrem adição de substâncias tóxicas, e até cancerígenas; além disso, você terá a oportunidade de plantar somente aquilo que gosta de comer, e até de conhecer frutas, legumes e hortaliças que não encontre no seu mercado. A horta no quintal vai lhe abrir um leque de oportunidades.

horta no quintal

COMO FAZER

Fazer uma horta no quintal é simples, não há nenhum bicho de sete cabeças. Para simplificar, montamos um passo-a-passo básico:

1º – Selecione a área a ser cultivada: delimite no seu jardim ou quintal, o espaço que vai ser utilizado exclusivamente para esse fim.

2º – Conheça o solo e decida o que vai plantar: com base no solo, e nos adubos orgânicos disponíveis, você vai decidir que vegetais são ideais para sua região e terra. Você pode orientar-se a respeito lendo embalagens de sementes.

3º – Junte a família e se divirtam: – preparar uns 4 ou 5 canteiros não é tarefa árdua. Separem as atividades, e trabalhem juntos. Preparem e adubem o solo, abasteçam regadores, batam pequenas estacas, montem as telas (caso usem). Semeiem as sementes… em 2 horas vocês terão feito algo inteiro, e totalmente juntos.

Não se esqueçam dos cuidados que cada planta requer; há algumas muito sensíveis ao sol intenso, outras que exigem rega especial. Cada cuidado vai gerar uma responsabilidade agradável de possuir.

Mora só? A horta não deixa de ser um benefício: se torna sua atividade particular. Num outro futuro artigo, estaremos abordando a preparação de uma horta para quem mora em apartamentos, sem quintal ou jardim.

Comentários via Facebook

Comentários via Facebook

Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *