O que é qualidade de vida?

O que é qualidade de vida?

Um dos assuntos mais atuais e debatidos é: o que é e como ter qualidade de vida na sua rede profissional e pessoal.

No geral, é uma escolha pessoal e para cada pessoa a qualidade de vida pode significar diversas coisas, mas principalmente é como cada um escolhe para viver bem.Quando se fala sobre qualidade de vida, talvez a primeira coisa que vem na cabeça de todos é: se sentir bem, e não está errado, mas estudos, pesquisadores e cientistas indicam que é muito mais do que isso.

Qualidade de vida é vista como o conjunto das condições de vida de qualquer ser. Na lista, podemos incluir: bem físico, espiritual, psicológico e emocional, além da parte social como relacionamentos, saúde, educação, saneamento básico e habitação.

O IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) foi criado justamente para padronizar e avaliar o bem-estar de uma população, principalmente em respeito às crianças. Compara-se a riqueza, alfabetização, esperança média de vida, natalidade e outros fatores.

Agora, como foi dito, cada um escolhe o que é melhor e mais confortável para si, ou seja, há pessoas que irão preferir passar parte de sua vida cuidando do seu corpo frequentando academia, praticando esportes ou realizando exercícios, e a pessoa estará feliz deste jeito.

Já outras pessoas irão preferir, por exemplo, passar parte do dia lendo um livro ou jogando videogame. Aí entra a pergunta: levar uma vida sedentária não é prejudicial para a saúde? Sim e não. Cabe a cada pessoa fazer suas próprias escolhas e se as mesmas as levam a viver bem consigo mesmas, que mal há nisso? Nenhum, exatamente.
Mas é claro que não se pode esquecer-se de uma boa alimentação, boas horas de sono, algumas caminhas e afins para que doenças como obesidade, diabetes e outras não venham a aparecer.

Outra questão muito discutida, também, é a qualidade de vida mental. É verdade que muitas pessoas esquecem e não dão tanta importância, mas segundo a OMS, qualidade de vida é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social não somente a ausência de aflições e enfermidades”.

qualidade de vida

Há uma crescente aparição de casos como depressão, ansiedade e stress crônico, o que implica e muito, na qualidade de vida de qualquer pessoa. Não por menos já que afeta a vida pessoal e também profissional, muitas vezes até mesmo impedindo as pessoas a saírem de casa.

Para cuidar da saúde mental é muito simples e fácil. Basta que você consiga manter boas relações pessoais, ter uma vida amorosa que lhe faça bem, estar em paz consigo mesmo e praticar atividades que o deixam feliz, seja ler livro, viajar, assistir séries e filmes ou até mesmo andar no parque com seu animal de estimação.

Algo que também aumenta a qualidade de vida é o meio ambiente. Se cercar de um ambiente com iluminação, saneamento e água que sejam de qualidade certamente improvisa sua vida e se o local contar com bastante espaços verdes, árvores e for bem preservado, sem lixo, por exemplo, é melhor ainda.

Não se esqueça de garantir um último fator que é essencial: qualidade de vida no trabalho. O objeto, neste caso, é que o trabalho ofereça mais benefícios do que malefícios e que seja viável tanto para a saúde do empregado como para a parte econômica da empresa.

Por fim, é importante que estejamos sempre atentos a nossa qualidade de vida e que tentemos ao máximo viver uma vida boa e com um estilo mais saudável.

Comentários via Facebook

Comentários via Facebook

Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *