Qual é o protetor solar mais indicado?

Qual é o protetor solar indicado para cada tipo de pele

O protetor solar é usado para proteger a nossa pele dos raios solares do dia a dia. Mas para cada tipo de pele há um protetor solar mais indicado. Por exemplo, para peles mais claras é indicado um com um fator de FPS maior, e para peles mais escuras o fator FPS pode ser menor.

Assim, cada tipo de pele recebe a proteção que mais precisa. Confira o protetor indicado para cada tipo de pele:

Pele branca e muito branca: pessoas muito brancas e com sardas no rosto, a pele é queimada muito mais rapidamente, nunca ficando bronzeada, apenas avermelhada. Neste caso, é indicado um protetor solar com fator FPS entre 30 e 60.

Pele morena clara à mulata: pessoas com pele morena clara, normalmente com cabelo castanho escuro ou preto, às vezes, acaba se queimando, mas também se bronzeia. Por conter mais concentração de melanina, a pele morena ou mulata, conta com uma resistência maior aos raios solares, mesmo assim, é recomendado para estas peles um protetor com fator FPS entre 20 e 30, que pode evitar manchas e melasmas.

 

Pele negra: pessoas com pele muito escura, é muito difícil se queimar ou se bronzear muito, e quando se bronzeia é quase imperceptível. Por conter alta concentração de melanina, a pele negra já possui uma proteção natural, mesmo assim, é recomendado para estas peles um protetor solar com fator FPS entre 6 e 15.

Alguns cuidados ao passar o protetor solar são:

 

  • O protetor solar deve ser passado na pele ainda seca, com no mínimo 1 hora de antecedência de exposição solar.
  • Passe o protetor novamente a cada 2 horas.
  • Use sempre o protetor solar indicado para o seu tipo de pele.
  • Outros produtos importantes para proteção é o protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto.
  • O protetor solar deve ser passado de forma uniforme por todo o corpo, inclusive os pés e as orelhas.

Alguns produtos de beleza, como cremes, maquiagens e bases, já contem em sua fórmula ações de proteção solar. E outros produtos também são enriquecidos com substâncias que previnem o aparecimento de rugas e manchas na pele, como as vitaminas A, C, D e o colágeno.

Qual é o protetor solar indicado para cada tipo de pele

São indicados maquiagens ou produtos de beleza que contenham ao menos um FPS de fator 15, para qualquer tipo de pele. Não esqueça também de passar o protetor solar original em seu rosto antes de aplicar o produto de beleza, pois assim sua proteção será garantida.

Outro fator que merece atenção é o tipo de protetor solar que você irá usar -gel, creme ou spray- e a composição.

Para peles:

Secas: o indicado são filtros solares com ativos de hidratantes e compostos antioxidantes, para prevenir as rugas.

Oleosas:  peles oleosas com tendência à acne, é indicado o uso de protetores específicos para o controle de oleosidade, que são capazes também de deixar um toque “matificado” –sem brilho- e que evite a obstrução dos poros.

Pronto, agora que você sabe como utilizar o protetor solar e qual o mais indicado para a pele, vá para a praia sem medo!

Comentários via Facebook

Comentários via Facebook

Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *