Top 5 motivos para consumir chia

Benefícios de comer chia

A nova semente, proveniente do México, chamada chia, está sendo a nova queridinha dos brasileiros quando o assunto é dieta.Com diversos benefícios, como uma série de nutrientes, além de várias vantagens para a saúde no geral, este grão é a grande descoberta do momento.

No mercado, o chia é encontrado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. Para temperos de saladas e pratos em geral o recomendado é óleo, para iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos e outros, o ideal é o grão ou farinha.

Para o dia a dia, a porção recomendada é de 25 gramas, o que equivale a uma colher de sobremesa. É importante não ultrapassar muito esta quantidade, pois apesar dela oferecer diversos benefícios, ela é bem calórica – 164 calorias por semente – o que pode acabar prejudicando e atrapalhando seus objetivos.

Confira os benefícios de comer chia:

Tira a fome

A chia é rica em fibras, tanto solúveis e insolúveis, por isso, ela ajuda na regulação intestinal, evitando ou até mesmo tratando a prisão de ventre. Além disso, a semente da chia proporciona mais saciedade, uma vez que em contato com o líquido no interior do estômago, é formada uma espécie de gel, que dilata o estômago, o que ajuda também no emagrecimento.

Rica em ômega-3

Uma semente de chia tem 400% da nossa necessidade diária do ômega-3. Ou seja, é o principal benefício que ela proporciona.

Normalmente, comemos peixes, como salmão, para suprir nossas necessidades de ômega-3, porém 100 gramas têm 8 vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

Mas para que serve o ômega-3? Ele é responsável por prevenir e afastar as principais doenças que afetam nosso coração, reduzindo a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminuindo o colesterol circulante no sangue e também aumentando a sensibilidade à insulina.

Ajuda também na fluidez sanguínea, o que evita aumento da pressão artéria. Para completar, ele ainda fortalece o sistema neurológico, evitando assim depressão e absorvendo melhor os nutrientes.

Top 5 motivos para consumir chia

Rica em cálcio

Uma ótima alternativa para quem tolerância a lactose, é a semente de chia. Com apenas 100 gramas (7 colheres de copa) você consegue 6 vezes mais cálcio que meio copo de leite integral. Este cálcio presente  nela ajuda na formação óssea, o que evita a osteoporose.

Uma porção de 25 gramas, tem aproximadamente 21% das nossas necessidades diárias de cálcio.

Proteínas para os músculos

Quem pratica atividade física vai adorar a chia. Ela possui 16g de proteína a cada 100 gramas da semente. Ou seja, a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda completa as necessidades proteicas de nosso corpo: a chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

Como vimos, a chia é uma importante semente que ajuda a nos deixar saudáveis e em forma. Além de ser algo fácil de encontrar, há várias receitas que você pode incluir esta nova semente.

Não deixe de incluir a chia na sua alimentação.

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Autor: Blog Saúde Mais

As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e outros especialistas.

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